biblia · Deus · dia a dia · jose · reflexão

José, um grande administrador.

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco de José do Egito, filho de Jacó. Se você não conhece a história de José , te convido a ler na Bíblia nos capítulos 37 a 50 de Gênesis (primeiro livro da Bíblia).

Queria falar hoje mais especificamente sobre como Deus usou José enquanto ele administrava o Egito. José só estava abaixo do Faraó. José podia governar, mandar, desmandar a mando do Faraó. Ele tinha poder. Poderia se vingar dos seus irmãos que o venderam como escravo. Mas em vez disso José demonstrou compaixão.

Toda vez que leio sobre a história de José me vem a mente o quanto isso é raro. Quão difícil é encontrar alguém poderoso hoje em dia que tenha compaixão com seu inimigo. Geralmente eles dão um “chá de sumiço ” neles, né?

Pois bem, hoje queria focar mais sobre o tema : administração. José poderia ser usado como um dos melhores exemplos de administradores. Ele, com a direção de Deus, conseguiu salvar uma nação inteira da fome. Ele conseguiu interpretar o sonho do Faraó que era sete anos de fartura e sete anos de seca. Então durante 7 anos de fartura , José juntou mantimento para os 7 anos de fome, conforme os versículos a seguir:

E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.
E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.
E ele ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.
Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração.
E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.
E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.
Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.
E começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.
E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei.
Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.
E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.
Gênesis 41:46-57

José permitiu ser usado por Deus como instrumento Dele para mostrar a todos que ele (José) não era somente um bom administrador mas um servo do Deus Criador de todas as coisas.

É lindo perceber que mesmo com toda a sabedoria, sofrimento que José passou, ele não deixou que nada disso subisse a cabeça dele e fez da vida dele um grande testemunho não só para a família , mas para toda uma nação.

E você, meu amigo? Você tem impactado sua comunidade? Tem usado sua inteligencia, sabedoria para glorificar a Deus em tudo que faz? Você tem administrado seu dinheiro, seus bens, como José assim o fez?

Hoje é um tempo para reflexão.

Se você precisa de sabedoria peça a Deus que Ele dá. Basta busca-Lo de todo o coração. Ele estará sempre de braços abertos esperando por você.

Que você possa ser um grande administrador no seu lar, no seu trabalho, na igreja, em qualquer lugar em que for. Permita-se ser usado por Deus para ser um instrumento Dele nesse mundo. Seja a diferença!

Grande abraço e até o próximo post,

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s