Sem categoria

Crítica ao filme “infantil” A Pequena Loja de Suicídios.

Olá garotas e garotos!

Hoje vou falar de um tema mais pesado. Suicídio. Sabemos que não é um assunto debatido corretamente, muito pelo contrário, ele é disseminado como solução para seus problemas.

Além do jogo da baleia azul (para quem não sabe ver a noticia : http://g1.globo.com/hora1/noticia/2017/04/desafio-da-baleia-azul-quase-causa-morte-de-um-adolescente-em-sc.html ), a serie 13 reasons why, agora tem esse filme considerado “Infantil” chamado A pequena loja de suicídios (https://www.youtube.com/watch?v=j_UFZOVT0FA&t=2s) .

Esse filme retrata sobre uma família que tem uma loja que vende artifícios para essas pessoas se matarem e fazem apologia ao suicídio. Essa família é composta por uma mãe e um pai e dois filhos. A loja está bombando uma vez que a cada 40 minutos alguém se matava na cidade, ou seja, serviço 100% eficaz. A mãe estava grávida e seu filho nasceu em meio a esse contexto, porém seu filho era diferenciado. Era desobediente, atrevido e bobo alegre. Ele vivia fazendo tudo ao contrário, levando sorriso as pessoas e tentando mostrá-las o lado bom da vida. Isso incomodou e muito sua família. Ele não tinha medo de desafiar a família e isso chegou num ponto que tudo que ele queria era que a família mudasse e as pessoas que iam lá desistissem de se matar. A irmã conheceu um rapaz dentro da loja (que sabia cozinhar crepes como ninguém ) e se apaixonou e “encontrou a felicidade”. Os pais resolveram mudar a loja para um a loja de crepes e isso aumentou a lucratividade e “encontraram a felicidade” e todos que passavam ali “encontravam a felicidade com a comida”.

Sinceramente, a ideia do filme passou longe para ser de criança. Nunca deixaria meu filho ou filha verem. De longe entenderiam o que é felicidade com esse filme. Sabemos que a felicidade e a vida não está em pessoas nem em coisas , pelo contrário , a vida é uma pessoa e essa pessoa se chama Jesus Cristo. Jesus é nossa razão de viver e acordar todos os dias, pois sabemos que ELE morreu com o propósito de salvar a humanidade e nos perdoar de todos os pecados e através Dele que temos acesso ao Pai (Deus). A vida sem Cristo é assim vazia e sem sentido. Seria bem mais eficaz se o filme falasse da verdadeira felicidade e motivo de estarmos vivos ai sim concordaria em colocar meus filhos para verem, mas no caso não vai acrescentar em nada na vida deles, muito pelo contrário, e os deixariam confusos e no primeiro problema de relacionamento, ou problemas financeiros, ou algo que não agradasse, achariam que a morte seria uma boa saída, afinal o filme foi bem fraco para explicar o motivo de viver.

Eu me imaginei uma criança vendo esse filme. Primeiro que nos 20 minutos já iria me desinteressar totalmente ( eu só vi por obrigação , pois para discutir qualquer coisa eu preciso de ver antes) , vocabulário improprio , ensina muita coisa errada e me daria muito medo. Esse filme eu poderia até dizer que está na categoria de adultos, mas mesmo assim não diria com certeza, pois muitos adultos são suscetíveis ao suicídio e acredito que o filme os levaria a cometer terrível ato. Não é atoa que em provérbios 22: 6 diz : “ Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”. É preferível você falar de Jesus e seus ensinamentos do que tentar mostrar cenas de suicídio pra depois falar que não é legal… a criança não vai absorver a mensagem principal dessa forma. Ela só vai entender quando você apresentar a ela o plano de salvação, quando você apresentar que Jesus é a vida e automaticamente elas saberão que o suicídio não é o caminho correto pra elas. Mais um motivo que não exporia nenhuma criança ver esse filme.

Jesus disse “ Eu vim para que tenham VIDA e vida em abundância” (Joao 10:10) . Se você tem problemas procure a Deus , Ele tem a solução para seus dilemas. Não ache que vá conseguir sozinho. As pessoas precisam deixar Deus ser Deus em sua vida. Ele que sabe de todas as coisas, não é você. Precisamos parar de sermos nossos juízes. Isso é função do Criador. Quem disse que a morte é a saída para os problemas? Tem pessoas que estão prontas para te ajudar ( profissionais capacitados) e principalmente e mais importante um Deus amoroso que cura todas as nossas feridas.

Meus amigos(as), gostaria que levassem isso no coração de vocês e sempre tivessem atentos com as pessoas a sua volta. Elas podem estar passando por problemas graves e dando indícios de suicídio. Se você é cristão, por favor, esteja em oração por essa pessoa e deixe Deus te usar para abençoar a vida dessa pessoa. Cuidado com a fala . Você pode afastar a pessoa ainda mais.

Precisamos ser amorosos uns com os outros. Vamos colocar toda aquela teoria que pregamos em prática? A sociedade seria bem mais agradável se as pessoas se amassem e demonstrassem respeito umas pelas outras. Não julgue quem está com dificuldades com a vida. Pelo contrário. Ajude. Oriente. Exorte se for necessário. Mas exorte com sabedoria, com a bíblia. Não pegue coisas da sua cabeça. Somos falhos e dependendo do que você falar pode ser fatal, por isso meu irmão, esteja em oração constante. Existe sim batalha espiritual, existe sim um inimigo que nos rodeia como um leão procurando a quem tragar, então não vá achando que são coisas do acaso. Muita coisa a gente não vê mas não quer dizer que não está acontecendo. Infelizmente pessoas são influenciadas sim e não só com esses filmes, mas espiritualmente quando estão bem fracas ou não conhecem a Cristo.

A vida é bela, sim. Tem seus problemas? Sim. Tem dificuldades? Sim. Jesus já tinha dito que aqui teríamos aflições mas tendes bom ânimo Ele venceu o mundo. Amigo, você não precisa carregar esse fardo sozinho. Jesus, quer ser seu amigo e habitar em seu coração e te ajudar a levar essa cruz. Não desista. Dê espaço para Ele entrar em sua vida.

Pessoal, suicídio é coisa séria e deve ser levada a sério também e precisa ser discutida sim principalmente em nosso meio , pois parece um tabu assim como o sexo. O suicídio é tema relevante sim e precisa ser discutido entre os jovens e adolescentes principalmente. Temos que pensar sim! Não podemos dar as costas para que o está acontecendo com o mundo!!! Cuidado com esses pensamentos! Discutir temas relevantes como esse nos fazem crescer e é necessário!!!!

Que vocês possam refletir e tomar muito cuidado com os meios de comunicação que tem aparência de ajudar a refletir sobre suicídio. Muitas vezes eles estão mais levando as pessoas à se matarem do que ajudando. Cuidado! E outra coisa, todos nós temos livre arbítrio. Não estou obrigando ninguém a ver ou fazer ou deixar de fazer alguma coisa, mas para criticar algo é necessário conhecer o outro lado , por isso assisti o filme, porém não recomendo, conforme explicado acima. Então, por favor, quando alguém for discutir um tema com você, procure se informar primeiro antes de criticar alguém. Você precisa saber o que está acontecendo antes de proferir palavras ou comentários em qualquer lugar ou meio.

Não quero convencer ninguém a nada, afinal esse não é meu papel. Meu papel é levar os pensamentos construídos conforme eu aprendi com a palavra de Deus e tentar ajudar no que eu posso, além do meu testemunho pessoal diariamente. Quem convence qualquer pessoa se chama Espirito Santo.

Obs: Seu maior inimigo é você mesmo! Satanas pode te tentar mas você é que decide se vai fazer ou algo ou não. Por isso fuja da aparência do mal e procure tudo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, pois se existir alguma virtude nisso e algum louvor, pense nisso! (Filipenses 4:8)

Que sua semana seja abençoada e você possa ser instrumento de Deus onde estiver.

Grande abraço,

Ju.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s