amor · avivamento · biblia · cristã · cristão · Deus · juventude · leitura · reflexão

Fofoca, Insinuação e Calúnia

Olá garotas e garotos, tudo bem?

Hoje o tema é bem delicado. É sobre fofoca, insinuação e calunias. Frizzel consegue pontuar cada item desse com muita lucidez e base bíblica. Mas me permitam citar alguns trechos que acredito essenciais para nossa compreensão .

Não ha duvida de que padrões de fofoca, divisão e calunia verbal estão em níveis críticos na igreja de hoje. Infelizmente também em muitas denominações e organizações religiosas. Todavia, ao nos prepararmos para deixar Deus lidar com padrões que necessitem ser mudados é vital lembrar uma gloriosa verdade :nosso Senhor nos da convicção para guiar-nos a Ele mesmo em graça e esperança, não a nos mesmos em condenação e desespero! Mesmo vendo vários padrões significativos que necessitem de mudanças, por favor, sabia que nosso Senhor traz uma tristeza piedosa para produzir transformação, não culpa sem esperança. Regozijemo-nos no fato de a graça de Deus ser maior do que os maiores pecados. E ainda melhor é saber que Ele dá a graça para o arrependimento!

O que Deus diz sobre a fofoca?

Encontramos em Proverbios 11:13 e Mateus 18:15 o que Deus pensa e o que devemos fazer, respectivamente. Em proverbios está escrito” Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.” e em Mateus : Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão “.

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Tiago 3:6-13

Pessoal é algo muito simples e que traz uma epidemia e grandes catástrofes dentro da igreja. Se você tem algo a dizer de alguém vá até a pessoa NUNCA fale para um terceiro algo que diz respeito a só vocês dois. Quando você faz isso gera fofoca e Deus não se agrada disso. Se todo mundo pudesse viver assim o mundo seria diferente não só na igreja como fora dela também. Mas isso não te impede de abrir seu coração em pequeno grupo ou celula mas anteriormente conversado com a pessoa na qual você teve o conflito. Tudo que é transparente da certo! Se você fala mal você primeiro está pecando contra Deus e depois ao seu irmão, então, cuidado com suas palavras.

Ah e a omissão? hmmm pecado também… quando você permite que outra pessoa fale com você uma fofoca o certo é não participar e dizer que não quer fazer parte disso, pois uma vez que você sede está dando espaço para o mal agir na sua vida e na vida da sua igreja. Calunias também desagradam a Deus, além de ser crime!

Então, quais passos devo tomar para evitar isso tudo???

  1. É vital entender que confissão somente não é arrependimento. Leia Provérbios 28:18, Mateus 5:23-24 e Mateus 6:14-15.
  2. Deus certamente nos levará a pedir o perdão de certas pessoas a quem de alguma maneira machucamos ou ofendemos (seja direta ou indiretamente). Amigos, peçam ajuda a Deus e busque Nele os conselhos devidos para perdoar.

 

Espero ter ajudado um pouco. Para finalizar vou deixar alguns versículos para vocês meditarem e que Deus os abençoe!

Leitura:  Provérbios 28:13 ; Isaías 1:18 ; Joel 2:12-13 e 1 João 1:9

Até o próximo post,

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s