juventude · liderança

Da série : As delícias da liderança e suas responsabilidades (parte 1)

Bom dia leitoras lindas!!!!!

Hoje vamos falar um pouco sobre liderança. Em especial liderança na igreja.

Nunca foi fácil ser líder. Quando eu falo em líder é líder de qualquer coisa. Seja no trabalho, na igreja, em casa, na comunidade, enfim… em qualquer lugar.

Ano retrasado e passado tive a oportunidade de liderar jovens em minha igreja. Para me capacitar fiz um curso de liderança via JUBAM. Foi maravilhoso! Como eu aprendi. Como era a primeira vez eu tinha que sugar todas as informações e colocá-las em prática.Porém, no meio do caminho tive grandes desafios. Principalmente quanto aos conselhos que muitos jovens me procuraram para tanto.

Confesso que me senti totalmente impotente… como eu que estava só começando poderia orientar algum jovem se minha vida estava de cabeça para baixo? Como ? Quando percebi que aumentava e com muita frequência, tive que recorrer a Deus, pois eu já não sabia fazer aquilo sozinha. Na verdade, ninguém consegue fazer nada sozinho. Senti uma paz muito grande quando deixei nas mãos de Deus e Ele com muito cuidado, foi cuidando de tudo inclusive de mim. Ali estava a primeira lição: 1º) Não faça NADA sozinha.

Mas os desafios não pararam. Eu precisava fazer eventos, esperar resultados, dar resultados, aumentar o número de pessoas e etc…sinceramente dava vontade de largar tudo e sair correndo. Eu aprendi na pele que as pessoas são absolutamente diferente uma das outras. Como eu faria isso? Cada uma tinha um ritmo diferente, pensava diferente, agia diferente, sério… eu pensei que não aguentaria a pressão… Mas ai estava a segunda lição : 2º) Respeite as diferenças e saiba trabalhar com elas. Não é porque a pessoa é diferente de você que não é possível trabalhar com ela. Pelo contrário, terá coisas nela, que você é mais fraco e essa pessoa terá as habilidades certas para te ajudar. Explore isso! Pegue no que essa pessoa é boa e coloque-a para trabalhar. Você verá resultados surpreendentes.

O tempo ia passando e junto com eles o amadurecimento e novos desafios. Teve um momento que eu estava carregando tudo sozinha… mesmo passando para meus colegas, e aprendendo que Deus me ensinou: não faça nada sozinha. E eu continuava a fazer o contrário. Ai aprendi em cima do que já tinha aprendido e não fiz: delegar. Sim, eu precisava delegar e descansar que essa pessoa faria determinada tarefa. Ufa! Como eu demorei pra fazer isso. E relembrar do 2º passo: cada um tem seu tempo e suas habilidades. Então 3º) Delegue!

Assim fui caminhando. Aprendendo com outras pessoas, respeitando o tempo delas, delegando quando necessário e o mais importante confiando que aquele trabalho todo não era meu mas, sim do meu criador. É necessário fazer sempre o melhor para Deus. Nada, absolutamente, NADA deve ser feito de qualquer jeito na sua vida quanto mais as coisas de Deus. Respeito e reverência devem predominar em sua vida.

Eu poderia escrever um livro a respeito do tema, mas preferi, hoje, pegar os três itens que eu achei interessante e compartilhar com vocês. Explorarei melhor esse assunto em outros post e contarei mais experiências.

Espero que tenha ajudado em algo.

E você? Já liderou ? Me conta ai como é foi sua experiência na liderança?

Te espero no próximo post.

Beijos,

Deixe um comentário

